Buscar

Começou hoje,12 de outubro, a Cúpula Latino-americana de Sustentabilidade Pesqueira e Aquícola


O CONEPE está presente ao evento, representado por seu Presidente Alexandre Guerra Espogeiro e Carlos Eduardo Villaça, representante do SINDFRIO CE.


A Cúpula Latino-americana de Sustentabilidade da Pesca e da Aquicultura acontecerá até dia 14 de outubro em Puerto Varas, Chile. A cúpula é organizada pelo Conselho Mexicano para a Promoção de Produtos da Pesca e da Aquicultura (COMEPESCA) e pela Sociedade Nacional de Pesca do Chile (SONAPESCA), a maior associação de pescadores do país. O evento deste ano se concentrará na importância da sustentabilidade, inovação e segurança alimentar nas indústrias de pesca e aquicultura da América Latina. Ao reunir especialistas na área para compartilhar experiências, informações e planos de ação e compromissos futuros, os organizadores da cúpula esperam crescer e consolidar o movimento sustentável de frutos do mar na América Latina.


O programa inclui uma mistura de palestrantes da indústria de frutos do mar e da sociedade civil, incluindo a diretora da Comunidad y Biodiversidad (COBI), María José Espinosa; Valentina Tapia, diretora da Aker BioMarine América Latina; Lula Martín del Campo, embaixadora do coletivo de mulheres Pesca Con Futuro e chef do Restaurante Cascabel na Cidade do México, México; Antonio Garza de Yta, consultor de aquicultura do Sultanato de Omã e presidente da Aquicultura Sem Fronteiras; Presidente da Gestión Social, Juan Pedro Pinochet; Corporación Para la Promoción del Consumo de Productos del Mar (ProPescado) Diretor Executivo Paulo Rojas; e Diretor Geral da Orca Seafoods, Mauricio Orellana.

“A cúpula é o espaço ideal para reunir os setores de pesca e aquicultura, organismos de certificação, ONGs, governos e outros atores relacionados a essa atividade na América Latina para formar alianças e promover o desenvolvimento justo e equitativo rumo à sustentabilidade”, Presidente da Pesca con Futuro Citlali Gómez disse: “Esta é uma oportunidade de unir forças e praticar a pesca com um futuro que manterá a saúde das espécies, o equilíbrio das populações aquáticas e garantirá a disponibilidade de produtos do mar e das águas interiores para as gerações futuras”. As edições anteriores da cúpula ocorreram no México em 2019 e no Peru em 2020. O evento deste ano reunirá uma mistura semelhante de pescadores de pequena escala, industriais, piscicultores e produtores de alimentos para aquicultura, representantes do governo, organizações internacionais de gestão da pesca e representantes de supermercados, hotéis, restaurantes e organizações da sociedade civil. “Há vários anos, trabalhamos em uma agenda sustentável para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura, não apenas no Chile, mas também na América Latina”, disse o presidente da SONAPESCA, Osciel Velásquez. “É importante mostrar a todas as delegações presentes, autoridades e sociedade civil todo o trabalho que estamos desenvolvendo com as novas técnicas de pesca chilenas, mais sustentáveis, tecnológicas e nutritivas.”


Fonte: seafoodsource.com