top of page
Buscar

Revista Globo Rural publica artigo sobre ICCAT 2023, e a negociação do "Payback" pelo Brasil.


Leia aqui a publicação e, abaixo, uma reflexão nossa, posterior à leitura do artigo:



O Conepe foi chamado a opinar sobre encaminhamentos da 28a. Reunião ICCAT, da qual participamos como observadores @alpescas, visando colaborar com os interesses regionais pela sustentabilidade da nossa atividade.

Com base nas recomendações e, concordando com a positividade dos resultados, não concordamos, entretanto, com a sugestão de que o tema tenha sido abandonado na gestão anterior. Ao contrário, o Brasil fez um grande esforço de participação e construção de condições que desaguaram no ambiente receptivo, na Comissão, à proposta brasileira de parcelamento do "Payback".

Talvez o mais importante seja que entendamos todos, Governo, Setor Usuário e Academia, que Políticas Pesqueiras precisam se desprender de tempos de mandato. Recursos pesqueiros e Biodiversidade obedecem a ciclos geracionais e naturais muito complexos, para que pretensões político-partidárias tentem se sobressair .

Talvez esta seja a reflexão mais necessária de todas, para que deixemos de trabalhar no improviso e no "apagar de incêndios" e possamos realmente estabelecer Planos de Gestão de Recursos Pesqueiros no ritmo e sob as batutas efetivas.

De toda forma, o artigo de @elia_silva, Eliane Souza no @GloboRural é bastante abrangente e apresenta opiniões plurais, obrigado pela oportunidade!


Vale a leitura!!


bottom of page