top of page
Buscar

“O Impacto Global do Arrasto de Fundo visualizado com dados”


Figura 1 de Pitcher et al. 2022. Mapa mundial do impacto do arrasto de fundo


Sob este título, o Blog sustainablefisheries-uw.org, mantido pelo líder do departamento de pesca da Universidade de Washington, chama a atenção, neste artigo atualizado e por nós reproduzido em tradução livre, para dois trabalhos multiautorais recentes, que estabelecem um índice de impacto de pescarias de arrasto de fundo e os aplica em várias regiões do Globo.

Sob metodologia estritamente científica, sem emoções, modismo ou paixões conservacionistas, os estudos concluem que, quando realizados sob bom manejo e governança, as pescarias de arrasto, responsáveis por 25% da produção pesqueira e seus reflexos socioeconômicos, deixam 95% do habitat em condições não afetadas.

Evidentemente que há condicionantes como tipo de fundo, ou substrato, características ecológicas do local, tipo e número de embarcações e equipamentos, mas o que indica a ciência isenta é que, com metodologia e governança, não se pode demonizar simplesmente o “Arrasto”, deveríamos sim, investir em pesquisa, inovação e sistemas de gestão que racionalmente permitam o uso sustentável de “recursos pesqueiros” importantes e seus frutos em benefício de uma alimentação saudável, da geração de empregos e renda em todas as cadeias de valor, incluindo o pré e pós atividade pesqueira em si.

Interessante e triste ver e considerar que importantes áreas de produção histórica brasileira não estão avaliadas, por falta de dados ou interlocução para sua disponibilização e se pensarmos que a predominar o estado emocional com que estas pescarias são tratadas, estes dados não serão jamais disponíveis, perderemos a oportunidade do uso inteligente destes recursos e de desfrutar de seus benefícios na saúde, na economia e no campo socio cultural.

Tradução livre - Conepe

O arrasto de redes ao longo do fundo do mar para capturar peixes tem sido um ponto de controvérsia nos últimos tempos. O arrasto de fundo fornece cerca de um quarto de todos os produtos capturados no mar, mas a pesquisa está tentando determinar o impacto ambiental da perturbação dos fundos marinhos. É tarefa dos cientistas medir o impacto ambiental para que os tomadores de decisão e gestores possam equilibrar melhor a produção de alimentos e o impacto ambiental. As evidências científicas demonstram a total demonização deste equipamento de pesca.

Há cinco anos, uma equipe internacional de pesquisadores publicou um artigo de acesso aberto descrevendo uma nova maneira de quantificar o impacto ambiental do arrasto de fundo nos habitats do fundo marinho. Agora, em um artigo publicado no PNAS, os mesmos pesquisadores aplicaram o método em 24 regiões do mundo e relataram o impacto sobre as plantas e os animais que vivem no fundo do mar.

Como é quantificado o impacto da pesca de arrasto pelo fundo?

O documento de 2017 criou uma equação para quantificar a relação entre o crescimento populacional e as taxas de recuperação das espécies afetadas, o tamanho e a frequência das redes de arrasto e outras variáveis mensuráveis, como os tipos de equipamento. A escala utilizada é que produz um status bentônico relativo (RBS), uma unidade entre 0 e 1, onde 0 é totalmente esgotado e 1 não é arrasto.

Uma pontuação RBS de 0,95 poderia ser interpretada como sendo o habitat do fundo do mar 95% de seu estado original.

Com a equação RBS, o impacto sobre as espécies seria muito mais fácil de prever com dados relativamente comuns: tudo o que seria necessário são informações básicas sobre a composição das espécies e dados sobre a quantidade de arrasto.

Para cientistas e formuladores de políticas, foi um avanço ter finalmente uma linha de base quantificada em relação à qual tomar decisões gerenciais. As discussões sobre o grau de esgotamento aceitável poderão finalmente ocorrer com relatórios holísticos da BSR em vez de relatórios sobre espécies individuais.

Qual é o estado dos fundos marinhos dos oceanos?

Agora, em Pitcher et al. 2022 (acesso aberto), os pesquisadores relatam sobre o BSR de 24 grandes regiões marinhas ao redor do mundo. Na figura abaixo, você pode ver como as diferentes regiões se comparam. 15 das 24 regiões pontuaram um BSR acima de 0,90; lugares como Austrália, Nova Zelândia, EUA, Chile e África do Sul pontuaram bem, enquanto a Europa foi um aglomerado misto. O Mar Adriático tinha o BSR mais baixo de todas as regiões medidas.


A figura 1 de Pitcher et al. 2022 mostra o BSR de 24 regiões diferentes ao redor do mundo. Os gráficos pizza mostram a área proporcional de cada região, ou seja, as regiões são coloridas por seu BSR mais comum, mas a região inteira não é necessariamente uniforme no impacto.

Os resultados não são surpreendentes e acrescentam ao grande conjunto de provas que mostram que uma gestão pesqueira eficaz produz frutos do mar sustentáveis. "Os resultados mostram que a pesca de arrasto sustentável e gerenciada de forma eficaz está associada a regiões com um alto nível de fundo de mar de 0,95 ou mais". Segundo o autor principal Dr. Roland Pitcher, "as regiões com baixos níveis de fundo marinho foram lugares onde os estoques pesqueiros tendem a ser pescados em excesso e têm regimes de manejo ineficazes".

Faltam no artigo regiões com dados insuficientes, como boa parte da Ásia, onde os dados utilizados neste trabalho não estavam disponíveis. As evidências sugerem que o impacto do arrasto de fundo nestas regiões é alto.

Entretanto, de acordo com o Dr. Ray Hilborn (co-autor do documento e fundador deste website), "Esta pesquisa é um passo crítico para avançar em direção a uma estimativa global do impacto mundial da pesca de arrasto e compreender os passos necessários para melhorar a gestão da pesca, reduzir a exploração, melhorar a sustentabilidade dos estoques e o estado do ambiente do fundo do mar".




bottom of page